Planejar
é antecipar uma ação que será realizada e assim agir de acordo com o que estava
sendo previsto. O planejamento educacional envolve diagnostico, planejamento,
execução e avaliação. O mesmo só tem sentido quando o professor estiver
preparado para mudanças, pois a realidade da sala de aula é muito dinâmica,
onde muitas vezes seguir o que foi planejado esbarra com acontecimentos não
pensados no momento em que o planejamento estava sendo criado. Nesse momento o
professor deve buscar novos meios e propor mudanças, e dentro disso continuar a
promover a qualidade de ensino e da aprendizagem.
O
planejamento abrange diferentes níveis com suas particularidades: o
planejamento educacional ocorre em nível nacional, estadual e/ou municipal.
Tendo como função estruturar e mediar o funcionamento do sistema de educação de
forma mais global; Planejamento da escola, que organiza o desenvolvimento
Institucional da escola traduzido do PPP, projeto politico pedagógico;
Planejamento curricular é baseado em documentos oficiais e servirá para
organizar as ações que serão desenvolvidas na unidade escolar, voltadas para o
favorecimento do processo de ensino e aprendizagem.
Quando
nos voltamos para a ação do professor, no seu aspecto didático, aparece o plano
de Ensino e Aprendizagem. Onde, cabe ao professor definir os objetivos a serem
alcançadas, suas estratégias de ensino e avaliação. Valendo ainda ressaltar que
o professor deverá está preparado para o surgimento de possíveis mudanças, pois
o plano deve ser flexível. Visando sempre obter um retorno positivo de seus
alunos no sentido de promover um ensino e aprendizagem de qualidade.
O
plano de ensino e aprendizagem pode ser subdividido em: plano de curso, que
mediará às atividades a serem desenvolvidas em determinada disciplina durante o
período letivo, nesse plano deve-se conter elementos, tais como objetivos,
gerias e específicos, conteúdos, estratégias metodológicas e técnicas, recursos
didáticos e avaliação; e plano de aula, que é um detalhamento do plano de
curso, nele estará sistematizado todas as atividades, conhecimento e os
procedimentos que visam ser alcançados com os alunos em um determinado
intervalo de tempo.
Outro
ponto importante a ser considerado no plano de aula é a avaliação, que tem como
objetivo diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem, coletando as
informações necessárias para corrigir e melhorar o seu desenvolvimento,
identificar problemas e/ou falhas, para promover mudanças voltadas para o
sucesso escolar.
Dessa
forma a avaliação é fundamental para a educação, desde que a mesma sirva para
investigação e dinamização do processo que leva ao conhecimento. A avaliação
dentro desse processo de conhecimento exerce fundamental importância quando não
é verificada a partir de procedimentos formais, utilizando-se apenas de
princípios e métodos com caráter classificatório, que torna o processo de
avaliação algo sentencioso e definido.
O processo de
avaliação deve ocorrer de forma continua, ainda vemos nas escolas um soma de
tarefas que resultam numa soma de notas. O conhecimento não é linear, não se
devendo avalia-lo dessa maneira, o processo deve buscar diferentes instrumentos
de avaliação. Objetivando
acompanhar o processo de construção do conhecimento para promover o sucesso
escolar.
Luciana Vieira Dos Santos
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