sexta-feira, 16 de novembro de 2012

apresentação de trabalho na Semana Universitária: A aprendizagem na perspectiva de integração entre a teoria e a práxi do ensino da Matemática nas series iniciais.



Resumo - A aprendizagem da matemática tem sido discutida em várias pesquisas, contudo as dificuldades dos alunos em conteúdos básicos nas series iniciais foi o que desencadeou o tema abordado. A percepção de que a Matemática possui uma ampla aplicação prática constitui um novo método de ensino capaz de despertar o interesse dos estudantes, tornando as aulas mais atrativas como mostra Ponte (1997).  Como aponta Oliveira et al, (2009)  um dos caminhos para aprender matemática é a tecnologia da comunicação esse recurso motiva o aprendizado e faz exercitar o que se aprendeu. A utilização de recursos tecnológicos, como o uso de softwares livres, mídias e jogos podem tornar o ensino da Matemática significativo. Esse trabalho tem como objetivo abordar o estudo sobre Software educativo, mídias e jogos como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, possibilitando o ensino numa perspectiva dialógica de estudo da matemática, aprofundamento através de conceitos e construção de situações didática mediada por conexões entre a teoria e a prática, apresentar blogs e portais de Matemática disponibilizando materiais que facilitam o ensino aprendizagem, mostrando blog feito no projeto de monitoria onde tem links e materiais didático disponíveis, usar também matérias concreto que ajudam no ensino aprendizagem das quatros operações como: jogos de Multiplicação e Divisão, Adição e Subtração . Esse estudo vem sendo desenvolvido no projeto de monitoria, através de pesquisas com estudante de licenciatura em Matemática da UPE – campus Garanhuns.


Palavras-chaves - Software educativo, ensino aprendizagem, aplicação prática.

Um comentário: