sábado, 17 de novembro de 2012

Atividades lúdicas com jogos promovendo a construção de conceitos matemáticos nas séries iniciais


RESUMO: A importância da Matemática no currículo escolar é indiscutível, todavia trabalhar a disciplina de maneira lógica e lúcida, a torna mais estimulante. Nessa, visão, o professor é um mediador, não se limitando aos livros, mas sim, construindo em todos os momentos ações pedagógicas, diretrizes que ampliam os conhecimentos dos alunos. 
Por esses aspectos, vale ressaltar que é lúdico e a Matemática não apenas proporcionam uma aprendizagem mais significativa, mas principalamente avre um horizonte de inúmeras possibilidades de mudanças de estratégias no ato de ensinar. Autores como Kamii (1991),têm apontado a aplicação de atividades lúdicas nas aulas de Matemática, como uma opção didática-metodológica que apresenta bons resultados cognitivos, sendo gerador de situações problemas que realmente desafiam o aluno a buscar soluções, observando o estímulo as descobertas e não só as vitórias.
Embasadas nesses aspectos, temos que o aprendizado da matemática através do lúdico, acontece gradativamente, respeitando o nível de cada jogo, de cada atividade, com o nível de desenvolvimento da criança. Nesse âmbito é necessário que a criança conviva em um ambiente rico de materiais e oportunidades, de modo que possa construir, elaborar seus conhecimentos de maneira lúdica e sólida. Dessa forma, o uso dos jogos no ambiente educacional pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa.
Assim, a matemática passa a ser mais do que uma disciplina do currículo, se tornando parte da vivência de todos, pois através do lúdico, os caminhos da aprendizagem se abrem e solidificam, os alunos participam livre e ativamente, pois desenvolvem vários aspectos relevantes a seu desenvolvimento, que na visão de ALVES (2001, P. 83) são: clareza de ideia; estabelecimento de limites; desenvolvimento do senso crítico; desenvolvimento do raciocínio lógico dentre outros.

Palavras-chaves: Lúdico, jogos, aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário