segunda-feira, 3 de junho de 2013

Trabalhos da disciplina de Didática do 5º período de Matemática UPE-Campus Garanhuns

A utilização de material concreto no estudo de medidas de superfícies


        O uso de recursos que vão além do quadro e giz em sala de aula pode contribuir de maneira significativa para o processo de ensino aprendizagem, em particular da matemática, onde o aluno ficará em contato direto com o fazer matemática. Proporcionando a esses alunos construir e desenvolver conceitos matemáticos, compreendendo e dando significados ao que está fazendo, evitando a memorização de simples fórmulas matemáticas.

        No 6º ano do ensino fundamental o alunado é apresentando a conceitos básicos de Grandezas e Medidas. Dentro do estudo de medidas de superfície, para trabalhar com metros quadrados, uma sugestão para sala de aula é mostrar aos alunos o tamanho real do metro quadrado, com auxílio de fitas métricas e trenas, jornais e revistas os alunos podem ser levados com ajuda do professor a construir quadrados com 1 metro de comprimento e a partir dessas construções explorarem mais a ideia de m 2, levando os alunos a compreenderem melhor esse conceito que muitas vezes é apresentado de forma muito vaga. Em seguida o professor como mediador do conhecimento que será transmitido aos alunos, deve auxilia-los a construir outras formas geométricas utilizando esses quadrados, incentivando os alunos a encontrarem procedimentos para calcular as áreas de diferentes superfícies. Uma proposta é levar os alunos a encontrarem uma maneira de medir a superfície da sala de aula e outros ambientes da escola. O aluno pode ser levado a investigar a quantidade de alunos que cabem em no metro quadrado, e em diferentes formas geométricas.

       Essa metodologia de ensino enfatiza a importância do pensamento do aluno na construção o seu conhecimento matemático, tendo como facilitador desse processo as atitudes dos professores em sala de aula, quando o mesmo reavalia sua pratica, buscando melhorias no seu método de ensino.

       O professor deve buscar situações que favoreçam a aprendizagens de seus alunos, promovendo ambiente onde o aluno será o construtor de seu próprio conhecimento, analisando questões e buscando seus próprios caminhos para encontrar soluções para os problemas propostos pelo professor, relacionando os conteúdos vivenciados na sala de aula com seu cotidiano.

        A utilização de diversos materiais que vão além dos tradicionais, possibilita despertar no aluno a curiosidade e o espirito e investigação, possibilitando a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem, atuando com outros alunos em trabalhos coletivos.


Grupo de Renata Gois

Nenhum comentário:

Postar um comentário