segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Instrumentos de avaliação e critérios de avaliação


Para promover uma avaliação de aprendizagem de forma satisfatória, o professor deve utilizar diferentes instrumentos nesse processo. Dessa forma os instrumentos devem permitir ao professor detectar possíveis falhas no seu processo de ensino, obtendo informações sobre o desenvolvimento de cada aluno. Permitindo traçar novos rumos e assim promover um melhor acompanhamento do seu processo de aprendizagem.
São diversos instrumentos que podem ser utilizados no momento da avaliação, cada um possui particularidades que devem ser levadas em consideração quando escolhido o instrumento e o objetivo da avaliação. Deve-se observar o instrumento mais adequado com suas finalidades, aspectos positivos e negativos, uma vez que o processo de aprendizagem ocorre em diferentes direções.
Dentro do processo de avaliação, cada conteúdo é acompanhado de objetivos que precisam ser alcançados, as escolhas desses conteúdos ocorrem de forma intencional, é a partir dessas escolhas que o professor e a escola traçam objetivos que esperam que seus alunos, os sujeitos da aprendizagem, alcancem, compreendendo, analisando e se relacionando com o que está sendo estudado. A escolha dos conteúdos e a forma como se deve trabalha-los carrega uma intencionalidade, os critérios de avaliação estão diretamente relacionados com essa intencionalidade dos conteúdos, ou seja, os critérios servem para acompanhar como esta se desenvolvendo o processo de aprendizagem, a finalidade de estabelecer critérios se relaciona com o processo que auxiliará na pratica pedagógica do professor. Esses critérios servem de base para julgar a qualidade do desempenho dos alunos no processo de aprendizagem, formando assim uma série de atributos que resultam nessa aprendizagem.
A intencionalidade dos conteúdos relaciona-se com a justificativa no plano de aula, e os critérios servem de base para a expectativa de aprendizagem sobre o conteúdo que está sendo trabalhado. Cabe ao professor estabelecer relações entre o conteúdo que se pretende ensinar e o objetivo desse ensino, como será trabalhado, para assim estabelecer os instrumentos e critérios de avaliação coerentes com os objetivos dos conteúdos determinados.

 Luciana Vieira dos Santos

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