quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Jogo Mankala (Mancala)





“A palavra mancala origina-se do árabe naqaala, que significa mover, deslocar, transportar de um lado para o outro. A origem mais provável desse jogo está no Egito Antigo” (CAMARA, 2006). “Mankala requer uma série de habilidades matemáticas, descartando qualquer envolvimento com a sorte” (BRIANEZ, 2013). Existem varias formas de jogar o Mankala, apresentamos aqui um jeito simples que facilmente pode ser aplicado em sala de aula, com alunos de todos os níveis.
Para jogar o Mancala são necessários dois jogadores e um tabuleiro com doze covas (buracos), o tabuleiro é dividido em dois campos com seis covas pra cada jogador e o “depósito”, que é uma casa maior à sua direita. Devem-se colocar quatro sementes em cada cova, dessa forma, cada jogador possui um total de vinte e quatro sementes. O objetivo do jogo é “realizar uma grande colheita, logo, o jogador que colher mais sementes até o final da partida, ganha” (Souza, 2013). Os jogadores decidem quem começa a partida, em cada jogada um jogador recolhe as sementes de uma das covas do seu campo do tabuleiro e distribui-las pelas covas seguintes no sentido anti-horário, colocando uma semente em cada cova, podendo ser do seu campo ou do campo adversário. Deve-se prestar atenção para nunca colocar sementes no depósito do adversário, quando a ultima semente da jogada cair no seu deposito, pode fazer outra jogada. Para poder colher as sementes, são necessárias que duas condições sejam satisfeitas: “a ultima cova onde o jogador semeou pertença ao campo adversário, e contenha uma ou duas sementes, contado com aquela recém-semeada” (BRIANEZ, 2013), assim o jogador terá o direito de pega para si as sementes daquela cova, colocando-as em seu depósito. Uma regra importante do Mancala é que o jogador não pode deixar o campo do adversário sem sementes, deve-se tomar o cuidado de distribuir as sementes de maneira a deixar que o adversário possa continuar o jogo, regra comum a todos os jogos Mancalas. “O jogo termina quando o número de sementes for tão pequeno que nenhum jogador consiga capturar a semente do outro. Ganha quem tiver retirado o maior número de sementes” (Souza, 2013).


Referencias 
 BRIANEZ, Fabiana. Jogos africanos no ensino de matemática: uma abordagem Interdisciplinar do mankala. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – Paraná, 18 a 21 de julho de 2013.
CAMARA, L. T. de. Mancala, Um Jogo Milenar, Contribuindo na Alfabetização Matemática de Jovens e Adultos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Católica de Brasília: 2006.
SOUZA, Mônica Menezes de. Mancala: a resolução de problemas num jogo de origem africana. Universidade Bandeirantes de São Paulo – UNIBAN, 2013.

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