“A palavra mancala origina-se do árabe naqaala,
que significa mover, deslocar, transportar de um lado para o outro. A origem
mais provável desse jogo está no Egito Antigo” (CAMARA, 2006). “Mankala requer
uma série de habilidades matemáticas, descartando qualquer envolvimento com a
sorte” (BRIANEZ, 2013). Existem varias formas de jogar o Mankala, apresentamos
aqui um jeito simples que facilmente pode ser aplicado em sala de aula, com
alunos de todos os níveis.
Para jogar o Mancala são necessários dois jogadores e
um tabuleiro com doze covas (buracos), o tabuleiro é dividido em dois campos
com seis covas pra cada jogador e o “depósito”, que é uma casa maior à sua
direita. Devem-se colocar quatro sementes em cada cova, dessa forma, cada
jogador possui um total de vinte e quatro sementes. O objetivo do jogo é
“realizar uma grande colheita, logo, o jogador que colher mais sementes até o
final da partida, ganha” (Souza, 2013). Os jogadores decidem quem começa a
partida, em cada jogada um jogador recolhe as sementes de uma das covas do seu
campo do tabuleiro e distribui-las pelas covas seguintes no sentido
anti-horário, colocando uma semente em cada cova, podendo ser do seu campo ou
do campo adversário. Deve-se prestar atenção para nunca colocar sementes no
depósito do adversário, quando a ultima semente da jogada cair no seu deposito,
pode fazer outra jogada. Para poder colher as sementes, são necessárias que
duas condições sejam satisfeitas: “a ultima cova onde o jogador semeou pertença
ao campo adversário, e contenha uma ou duas sementes, contado com aquela
recém-semeada” (BRIANEZ, 2013), assim o jogador terá o direito de pega para si
as sementes daquela cova, colocando-as em seu depósito. Uma regra importante do
Mancala é que o jogador não pode deixar o campo do adversário sem sementes,
deve-se tomar o cuidado de distribuir as sementes de maneira a deixar que o
adversário possa continuar o jogo, regra comum a todos os jogos Mancalas. “O
jogo termina quando o número de sementes for tão pequeno que nenhum jogador
consiga capturar a semente do outro. Ganha quem tiver retirado o maior número
de sementes” (Souza, 2013).
Referencias
CAMARA, L. T. de. Mancala, Um Jogo Milenar, Contribuindo na
Alfabetização Matemática de Jovens e Adultos. Trabalho de Conclusão de
Curso, Universidade Católica de Brasília: 2006.
SOUZA, Mônica Menezes de. Mancala: a resolução de problemas
num jogo de origem africana. Universidade Bandeirantes de São Paulo –
UNIBAN, 2013.
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