Cálculo
de Área
Esse trabalho
procura alternativas para tornar o ensino de Geometria mais efetivo nas
aulas de Matemática. Nesse sentido o objetivo é relatar alguns aspectos
metodológicos de atividades realizadas em sala de aula, para resgatar a
importância do ensino da Geometria como um instrumento da formação humana e
facilitador da aprendizagem de Matemática nas séries finais do Ensino
Fundamental. Procurou-se utilizar sequências didáticas que tinham por
finalidades possibilitar condições e a tomada de consciência das limitações
sociais, culturais e ideológicas dos alunos.
Apresenta alguns
aspectos metodológicos de atividades que pode ser desenvolvido com os alunos
durante as aulas e ao mesmo tempo resgata a importância do ensino da Geometria
como um instrumento da formação humana e facilitador da aprendizagem de
Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Essa atividade busca também
utilizar sequências didáticas que têm por finalidade possibilitar condições dos
alunos aprenderem Matemática construindo seus próprios conceitos para então
sistematizar o conhecimento de forma que eles possam se apropriar dos
conteúdos que fazem parte do currículo da educação básica.
Nesse sentido, a
geometria pode ser um caminho para auxiliar os alunos a desenvolverem um
pensamento crítico e autônomo, já que contribui de forma inegável para a
análise de fatos e relações que permitem fazer ligações entre ambos. O educador precisa elaborar propostas para o
ensino que sejam usadas no dia-a-dia de seus alunos, pois o trabalho fará mais
sentido quando estiver comprometido com a realidade concreta dos estudantes
sendo, para isso, necessário perceber o conhecimento que os alunos já possuem
em relação ao tema, promovendo a reflexão e não um simples repasse de
informações.
Muito Legal a atividade! Gostei mesmo.
ResponderExcluir