segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trabalhos da disciplina de Didática do 5º período de Matemática UPE-Campus Garanhuns


Cálculo de Área

Esse trabalho  procura  alternativas para tornar o ensino de Geometria mais efetivo nas aulas de Matemática. Nesse sentido o objetivo é relatar alguns aspectos metodológicos de atividades realizadas em sala de aula, para resgatar a importância do ensino da Geometria como um instrumento da formação humana e facilitador da aprendizagem de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Procurou-se utilizar sequências  didáticas que tinham por finalidades possibilitar condições e a tomada de consciência das limitações sociais, culturais e ideológicas dos alunos. 
 Apresenta alguns aspectos metodológicos de atividades que pode ser desenvolvido com os alunos durante as aulas e ao mesmo tempo resgata a importância do ensino da Geometria como um instrumento da formação humana e facilitador da aprendizagem de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Essa atividade busca também utilizar sequências didáticas que têm por finalidade possibilitar condições dos alunos aprenderem Matemática construindo seus próprios conceitos para então sistematizar o conhecimento de forma que  eles possam se apropriar dos conteúdos que fazem parte do currículo da educação básica. 
Nesse sentido, a geometria pode ser um caminho para auxiliar os alunos a desenvolverem um pensamento crítico e autônomo, já que contribui de forma inegável para a análise de fatos e relações que permitem fazer ligações entre ambos.  O educador precisa elaborar propostas para o ensino que sejam usadas no dia-a-dia de seus alunos, pois o trabalho fará mais sentido quando estiver comprometido com a realidade concreta dos estudantes sendo, para isso, necessário perceber o conhecimento que os alunos já possuem em relação ao tema, promovendo a reflexão e não um simples repasse de informações. 
 A partir de atividades direcionadas e planejadas, as aulas de geometria contribuem para a aprendizagem dos alunos de uma forma mais significativa, pois com exemplos concretos os estudantes terão maior facilidade de relacionar as formas geométricas em diferentes locais. 



Grupo de Larisse Vieira

Um comentário: