segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trabalhos da disciplina de Didática do 5º período de Matemática UPE-Campus Garanhuns

Trabalhando jogos matemáticos na introdução as Expressões Numéricas


           O trabalho com expressões numéricas pode deixar de ser um mero exercício mecânico de aplicação de técnicas e tornar-se uma atividade prazerosa, convicta de significado e organizada a partir de problemas relacionados a situações reais ou lúdicas. As estratégias propostas para esse fim, no ensino fundamental, são os jogos e as histórias matemáticas. Os alunos elaboram expressões numéricas a partir da interpretação de diferentes situações-problema e, na resolução de cada uma, fica evidente o que se resolve por primeiro.

       De forma bem simples, pode-se dizer que a expressão numérica é uma forma de expressar, traduzir ou descrever matematicamente uma situação (RAMOS, 2002, p.21). Essa descrição envolve números, associados por operações, que podem ou não estar agrupados por meio de sinais de associação, quais sejam, parênteses, colchetes e chaves. No que se refere às quatro operações, resolve-se, na ordem em que aparecem primeiramente multiplicações e divisões e, depois, adições e subtrações. Em se tratando dos sinais de associação, devem-se eliminar parênteses, colchetes e chaves, nesta ordem.

         O resultado da expressão numérica é a resposta a uma pergunta que envolve o problema em questão. Seja, por exemplo, a situação-problema: “Qual foi a mesada do menino Jean, se sua mãe lhe deu uma nota de R$ 10,00 e seu pai lhe deu 4 notas de R$ 5,00 ?”. Uma forma de traduzir matematicamente essa situação é através da expressão Relato de experiência 10+4 x 5=30. Dentro desse contexto, na resolução da expressão, fica claro que a primeira operação a ser realizada é a multiplicação, 4 x 5= 20, visto que a mesma representa o agrupamento das cédulas de 5 reais. A adição realizada em seguida, 10+20=30, responde a pergunta inicial: “Qual foi a mesada do menino Jean?”, cuja resposta faz sentido. Porém, se a mesma expressão matemática estivesse desvinculada de um contexto, poderia gerar uma resposta absurda, 70, caso fosse efetuada a adição antes da multiplicação, ou seja, 10+4=14 e 14 x 5=70. Sendo assim, o conhecimento do contexto em que uma expressão está inserida facilita, em muito, a sua resolução.

Jogo trabalhado na sala de Aula

         A forma utilizada foi o jogo de ganhas e perdas, este jogo tem o intuito de mostrar para os alunos uma forma fácil, e que chama muito a atenção, pois ele composto por materiais de fácil manuseio e que todos os alunos podem interagir. Para podermos começar pagamos uma caixa de pizza, dessas que vem quando compramos uma pizza para levar para casa, usamos uma caneta para desenhar 4 círculos. 
        E dentro desses círculos desenhamos os sinas de +,-,+,- tanto de um lado como do outro, observe que no centro ficou o sinal de menos que será utilizado para ambos os lados, depois pintamos esses círculos com tinta a base de água, depois de pronto iremos utilizar alguns caroços que representarão os valores a serem trabalhados, jogando esses caroços viremos que alguns irão ficar nos círculos com sinais positivos e outros nos que tem sinal negativo, em seguida contamos os sinais e em uma folha de papel anotamos a quantidade de caroços que ficaram em cada circulo, prestando a atenção no sinal, ex: circulo positivo quatro caroços (+4) circulo negativo dois caroços (-2), para podermos montar a nossa expressão.


Conclusão

          A utilização de jogos e metodologias de trabalho diferentes da tradicional traz grandes benefícios à aprendizagem dos alunos já que garantem o envolvimento, a atenção e a participação do grupo. Por outro lado, ao mostrar a aplicabilidade dos conteúdos e a  de seu estudo o professor colabora para tornar a matemática uma ciência ao alcance de todos. Certamente problematizar, contextualizar e utilizar atividades lúdicas são alguns caminhos de sucesso no processo de ensino-aprendizagem da matemática.






O link  de acesso ao vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=O3bUHb9qxVI 


Grupo de Adriano Teixeira

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