Trabalhando Multiplicação
O trabalho foi apresentado como material
de aprendizagem e reforço para uma turma imaginária do sexto ano do ensino
fundamental. Nessa sala foi observado que os alunos tinham dificuldade em
desenvolver de “forma tradicional” a multiplicação. No decorrer das aulas o
professor notou que em atividades propostas previamente eles conseguiam
multiplicar de diferentes maneiras, porém não utilizavam seus métodos por
acharem que eles não eram corretos. Em um determinado dia o professor
apresentou a eles varias formas de multiplicar e também as validou diante de
todos, no entanto buscou influenciá-los a utilizar a forma tradicional alegando
e mostrando ser o método mais prático em questões mais complexas. Depois
apresentou atividades com o objetivo de “massificar o conteúdo” para que eles
aprendam, mais não em forma de exercícios como é utilizado normalmente e sim em
um jogo, justamente para chamar a atenção dos alunos e fazer que eles busquem
interagir melhor na aula.
Os jogos matemáticos possibilitam a
produção de uma experiência significativa como forma de ação, reflexão e ação
do aluno, tanto em termo de conteúdo adquirido no desenvolvimento de suas competências e
habilidades, em que possa estar atrelada a diferentes objetivos: como propor
uma ou várias situações problemas que
possa refletir sobre o conteúdo
conceitual, procedimental ou também atitudinal e que possa promover a exercitação e criatividade do educando, pois nota-se que quando
é trabalhado um mesmo conteúdo e o
estudante tenta resolve-lo de várias
maneiras e o educador seja
colaborador nesse processo-ensino-aprendizagem
só tem a ganhar ambos os lados como maneira de troca
de conhecimentos que muitas vezes esta
escondido em si mesmo e não tem como mostrar esse outro lado, como
por exemplo o professor muito tradicionalista,
onde o mesmo faz cálculos com multiplicação de forma tradicional e não traz outras
formas para que o aluno possa compreender de uma
maneira bem clara e espontânea como a utilização
de jogos ou também por formas de
decomposição , propriedade distributiva etc...
Partindo dessa situação, pode-se ressaltar que não é o jogo em si mesmo e
nem só a utilização da multiplicação que constitui uma boa situação de ensino, mas
sim os problemas que ele possibilita propor e que possa ocorrer um trabalho
matemático: é necessário haver intencionalidade educativa em implica planejamento
e previsão de etapas pelo professor, para alcançar os objetivos previstos e
extrair do jogo de dominó envolvendo a multiplicação que lhe são decorrentes e
assim de um ponto de vista dos estudantes, pode constitui-se numa situação de
aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Jogo do Dominó de Multiplicação Triangular
O
jogo é formado por vinte e quatro peças de emborrachado (EVA) em forma de
triângulo equilátero, em cada borda do triângulo existem contas de
multiplicação e respostas. Existem vários objetivos a serem trabalhados com
esse material tais como: formas geométricas, soma, subtração entre outros. No
entanto, no dia que o material foi apresentado aos alunos, foi trabalhado
apenas com a multiplicação que foi o objetivo que queria ser atingido. Abaixo
uma figura que representa parte das peças do jogo.
Grupo de Danilo Silva
Interessante a proposta!
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