segunda-feira, 20 de maio de 2013

Trabalhos da disciplina de Didática do 5º período de Matemática UPE-Campus Garanhuns



Trabalhando Multiplicação

O trabalho foi apresentado como material de aprendizagem e reforço para uma turma imaginária do sexto ano do ensino fundamental. Nessa sala foi observado que os alunos tinham dificuldade em desenvolver de “forma tradicional” a multiplicação. No decorrer das aulas o professor notou que em atividades propostas previamente eles conseguiam multiplicar de diferentes maneiras, porém não utilizavam seus métodos por acharem que eles não eram corretos. Em um determinado dia o professor apresentou a eles varias formas de multiplicar e também as validou diante de todos, no entanto buscou influenciá-los a utilizar a forma tradicional alegando e mostrando ser o método mais prático em questões mais complexas. Depois apresentou atividades com o objetivo de “massificar o conteúdo” para que eles aprendam, mais não em forma de exercícios como é utilizado normalmente e sim em um jogo, justamente para chamar a atenção dos alunos e fazer que eles busquem interagir melhor na aula.
Os jogos matemáticos possibilitam a produção de uma experiência significativa como forma de ação, reflexão e ação do aluno, tanto em termo de conteúdo adquirido no  desenvolvimento de suas competências e habilidades, em que possa estar atrelada a diferentes objetivos: como propor uma ou várias situações  problemas que possa refletir sobre o conteúdo  conceitual, procedimental ou  também  atitudinal e que possa  promover a exercitação  e  criatividade  do educando, pois  nota-se  que quando  é  trabalhado  um mesmo  conteúdo  e  o estudante tenta resolve-lo de várias  maneiras  e o educador seja colaborador nesse  processo-ensino-aprendizagem só tem a  ganhar ambos os  lados  como  maneira  de  troca  de conhecimentos que muitas vezes esta escondido em si mesmo  e  não tem como mostrar esse outro lado, como por  exemplo o professor muito tradicionalista, onde o mesmo faz cálculos com multiplicação  de  forma  tradicional  e  não  traz  outras  formas  para que o aluno possa compreender de uma maneira bem clara e espontânea  como  a  utilização  de jogos ou também por formas de decomposição , propriedade distributiva etc...  Partindo dessa situação, pode-se ressaltar que não é o jogo em si mesmo e nem só a utilização da multiplicação que constitui uma boa situação de ensino, mas sim os problemas que ele possibilita propor e que possa ocorrer um trabalho matemático: é necessário haver intencionalidade educativa em implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar os objetivos previstos e extrair do jogo de dominó envolvendo a multiplicação que lhe são decorrentes e assim de um ponto de vista dos estudantes, pode constitui-se numa situação de aprendizagem de conteúdos matemáticos.
      

Jogo do Dominó de Multiplicação Triangular 

            O jogo é formado por vinte e quatro peças de emborrachado (EVA) em forma de triângulo equilátero, em cada borda do triângulo existem contas de multiplicação e respostas. Existem vários objetivos a serem trabalhados com esse material tais como: formas geométricas, soma, subtração entre outros. No entanto, no dia que o material foi apresentado aos alunos, foi trabalhado apenas com a multiplicação que foi o objetivo que queria ser atingido. Abaixo uma figura que representa parte das peças do jogo.



Grupo de Danilo Silva



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